É com uma metodologia diferenciada e num cenário especial que a L.A. Robótica Educacional desenvolvem projetos mecatrônicos com alunos a partir de cinco anos de idade em ambientes de eletrônica, informática e mecânica com a orientação de professores dentro e fora de escolas.

A L.A. Robótica Educacional é uma rede de franquias, com sede e forte representação em Curitiba no Paraná.

"O resultado é uma pessoa muito mais preparada para enfrentar os desafios educacionais e profissionais". (Leandro Augusto - Diretor da L.A Robótica Educacional)

Sobre

O que é a L.A Robótica Educacional e qual sua proposta?

A L.A Robótica Educacional é uma escola com finalidade educacional e sua proposta pedagógica reúne os conceitos de várias ciências, como matemática, física, eletrônica e informática, com o objetivo de estimular o desenvolvimento das habilidades do aluno na interação do uso de novas tecnologias, sempre de maneira crítica e investigativa através da prática.

Segurança no Laboratório

Não se machucar é a regra máxima. Sendo assim, em nossos laboratórios a disciplina dos cinco sensos é levada à risca. O aluno trabalha sempre com equipamentos de proteção como óculos, e ainda tem à disposição luvas, protetor auricular, máscara e outros mais acessórios caso haja necessidade.

O que é 5S?

Após a Segunda Guerra, durante o período em que o Japão estava reconstruindo o seu país, uma tradição secular foi transformada em um movimento mundial: as famílias japonesas limpam e organizam suas casas para esperar o ano novo. Kaoru Ishikawa, Shigueru Mizuno e Tetuichi Asaka, que faziam parte da União dos Engenheiros, tiveram a simples idéia de levar aquela tradição familiar para dentro das fábricas, batizando-as como os 5S - Os cinco Sensos:

  • SEIRI - Senso de utilização
  • SEITON - Senso de Organização
  • SEISSO - Senso de Limpeza
  • SEIKETSU - Senso de Saúde
  • SHITSUKE - Senso de Autodisciplina

Qual é a metodologia do curso da L.A Robótica Educacional?

A idéia principal é propor ao aluno o projeto e a construção de um experimento investigatório e exploratório. Em feiras de ciências escolares, nota-se a constante repetição de experimentos tradicionais, frutos de conhecimentos já solidificados em professores com o passar dos anos. A Robótica Educacional não se insere neste modelo de repetições, pois demanda a participação do grupo de alunos na concepção e modelagem do problema e da solução. O resultado esperado é um projeto que demonstre os conceitos discutidos e aprendidos em sala de aula e no cotidiano do grupo.

Qual é a idade ideal para se fazer a Robótica?

Não existe necessariamente uma idade ideal. O que existe é que quanto mais cedo as crianças aprendem conceitos novos, mais cedo elas podem usar no aprendizado de outros, tudo com muita disciplina e diversão. Por isto que a Robótica trabalha com crianças a partir dos quatro anos de idade, jovens e adultos.

O que as aulas de Robótica desenvolvem nos alunos?

O conceito aqui apresentado é algo antigo mas que tem sido implementado desde o princípio dos laboratórios, pois a L.A Robótica Educacional tende a desenvolver por meio de projetos pedagógicos de mecatrônica, habilidades como:

  • Despertar a curiosidade de seus alunos na criação de projetos;
  • Estimular o interesse pelo estudo e análise de mecanismos existentes;
  • Amadurecer a compreensão dos conceitos físicos presentes no cotidiano;
  • Realizar a construção do “como funciona” aparelhos;
  • Promover a construção, investigação e identificação de situações - problema, por meio de utilização de modelos, provendo, avaliando e analisando hipóteses;
  • Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico e pré-lógico da criança;
  • Desenvolver habilidades cognitivas, motoras e perceptivas;
  • Estimular e motivar o trabalho em equipe, a criatividade e organização.

Histórico

Surge em 2004 de forma experimental em uma escola Internacional em Londrina no Paraná com o objetivo de tornar o curso viável para alunos do Ensino Fundamental, o então professor de matemática e física Leandro Augusto é contratado como professor de Robótica e o sucesso dos trabalhos faz o curso ter em apenas alguns dias mais de 40 alunos.

Em 2005 o professor e agora empresário Leandro Augusto busca novas empresas parceiras para expandir e divulgar seu curso e sua metodologia;

Em 2006, juntamente com a sua equipe de profissionais promove a maior exposição de Robótica dentro de uma escola, quase 5.000 pessoas visitam seu evento em apenas dois dias para verem os trabalhos de Braços Mecânicos de seus pouco mais de 100 alunos.

Em 2008, cria um novo padrão de escola de Robótica, com maior foco no educacional, cria uma formatação ousada de comunicação, estruturas de laboratórios e materiais didáticos, surge a franquia da L.A Robótica Educacional.

Em 2009, inaugura em Curitiba no Paraná, a maior e melhor unidade dentro de uma escola com 100 metros quadrados de laboratórios para atender às crianças a partir dos cinco anos de idade.

Em 2012, inaugura no bairro Batel, em Curitiba, a sua escola matriz com mais de 420 metros quadrados, que atende alunos dos cinco aos dezessete anos de idade com cursos regulares de Robótica e ainda geram suportes administrativo e logístico às outras unidades.

Também em 2012, recebe o prêmio “TROFÉU IMPRENSA” como melhor empresa do ano.

Atualmente a empresa concentra-se em Curitiba com três unidades tendo uma matriz própria e duas unidades em parceria com escolas particulares que juntos trabalham com aproximadamente 300 alunos por semana.

Parceiros

  • Marista
  • Studio Opz
  • Hugo Nadolny

Unidades

Quando uma escola deseja ter o curso de Robótica ela entra em contato conosco e em parceria montamos uma unidade, um laboratório entre 50 a 100 metros quadrados, dependendo a quantidade de alunos da escola. Também selecionamos e capacitamos os profissionais que atuarão no curso, fazemos palestras com pais, alunos e funcionários e fornecemos todo o apoio logístico, administrativo e educacional.

Em 2013, a L.A Robótica Educacional deseja ampliar a rede de escolas particulares parceiras em Curitiba no Paraná, disponibilizar a venda de franquias para outras cidades e buscar parcerias com prefeituras.

Matriz

(41) 3044.1109

Rua Josefina Rocha, 22 - Batel
Curitiba, Paraná - 80440-190

  • Unidade
    Paranaense

    (41) 3076.9253

    Curitiba, Paraná

  • Unidade
    Santa Maria

    (41) 3074.2587

    Curitiba, Paraná